Actualizado en data 18/05/2019

rss
facebook
twitter
mouraGaliciaEncantada
mouraGaliciaEncantada

Publicacións

CATEGORÍAS RELACIONADAS

Os Provérbios e a Cultura Popular

Título: Os Provérbios e a Cultura Popular.
Editora: Edições Gailivro.
Ano de publicación: 2007.
Lugar de publicación: Vila Nova de Gaia, Portugal.
ISBN: 978-989-557-418-6
Descripción: 147 páx.
Colecção: Mitologia e Memória
Autores: Alexandre PARAFITA e Isaura N. FERNANDES
_____________
O que é a Cultura Popular? Que manifestações e expressões populares estão autorizadas a merecer esse “rótulo”? Qual o seu futuro no quadro da globalização?
O que são e como são os provérbios? Que saberes transmitem? De onde vêm, quem os inventou, quem os usa, como se propagam, como se classificam? Porque os usam os políticos, os publicitários, os jornalistas, os eruditos?
Este livro apresenta respostas claras. E, para além dos provérbios, mostra outros exemplos do nosso riquíssimo património oral: ditos populares, apodos ou motejos, adivinhas, lengalengas, rimas de jogos, trava-línguas, réplicas populares, orações, rezas ou responsos, fórmulas de mezinhas e esconjuros, agouros ou profecias, pragas, orações com escárnio, pregões, pulhas, testamentos ou papeladas, toradas, fórmulas de fim de conto, teatro popular, cancioneiro, romanceiro, contos populares, lendas, mitos, etc.
Trata-se de uma obra concebida para um público curioso e interessado, sendo especialmente valiosa para professores e alunos das áreas da Antropologia Cultural, Etnografia, Sociologia, Ciências da Educação e da Comunicação, Linguística e Literaturas.


Comparte en.

Facebook Twitter Email

Imprimir.

PDF Online

Enviar comentario a este artigo: